O Dobermann tem a fama de ser um cão violento por causa de alguns incidentes isolados, mas o fato é que, em geral, é um animal com uma personalidade bastante equilibrada. O problema vem se o cão cai nas mãos de um proprietário inconsciente e irracional.
O primeiro Dobermann surgiu antes de 1885, pelas mãos de seu criador Friedrich Louis Dobermann, muitas vezes, tinha que carregar grandes somas de dinheiro através das florestas da Turíngia e, para evitar assaltos, decidiu cercar-se de cães fortes. Ninguém sabe exatamente quais cães foram utilizados para criar a raça, era tudo muito rudimentar e não existem registros escritos.
Comportamento
O Dobermann é inteligente, dominante, arrogante, sábio e de caráter forte. É independente, mas tem um grande apego aos seus donos. É um cão territorial e de alto instinto de proteção, por isso, é um bom cão para vigilância. É também um cão muito observador e com uma ótima memória. Ele se dá bem com crianças, desde que elas se comportem corretamente.
Cuidados específicos
Devido ao caráter do Dobermann, o proprietário precisa ser firme e autoritário, mas também deve saber ser calmo e muito paciente com o cão. O Dobermann tem um pelo muito curto e não combina com clima muito frio.
Saúde
O Dobermann é um cão forte, mas sabe-se que a raça é propensa a problemas de pele e também a uma doença chamada cardiomiopatia. Como a maioria dos cães de grande porte, podem sofrer de displasia coxofemural ou de torção de estômago.
Altura: 70 cm no macho
Cores: preto ou marrom, com marcas de ferrugem definidas
Expectativa de vida: de 10 a 12 anos Personalidade: Orgulhoso, determinado, enérgico
Relacão com Crianças: muito bom
Relacão com Cães: dominante
Competências: cão de guarda e cão de companhia, defesa
Necessidade de Espaço: Deve ter pelo menos um grande jardim para correr
Alimentação Diária: De 500 a 600 g de ração
Cuidados: Nenhum
Custo de Manutenção: Bastante elevado
Sem comentários:
Enviar um comentário